Carta de correção

Quando utilizar?

A carta de correção é utilizada para pequenas correções como erros de digitação no nome do cliente ou endereço. Não podem ser alteradas as datas de emissão, o cliente da nota, o endereço ou valores. Para essas alterações é necessário cancelar a nota e emitir uma nova.

Exemplo: A carta de correção pode ser utilizada para corrigir o endereço de "Rua Presidnete Quenedy" para "Rua Presidente Kenedy". Mas não pode ser utilizada para alterar a localidade do endereço, como alterar "Rua Presidente Kenedy" para "Rua Bela Vista".

Como emitir uma carta de correção?

Acesse o ícone na tela inicial do programa ou a opção "Consultar situação" no MENUNF-E

Encontre a nota fiscal desejada pelos filtros de Nº N.F, Código do Cliente, Região, Cidade e o período de envio.

Selecione a nota desejada e clique em carta de correção.

Algumas instruções sobre a carta de correção serão exibidas na tela. Não podem ser alteradas valores dos impostos ou preços, alteração do cliente, datas de emissão, etc.

Digite a correção a ser feita na nota. Não podem ser inseridos caracteres especiais como ç ou acentos e utilize pelo menos 20 caracteres.

Após enviar a carta de correção, ela deve ser impressa e anexada à nota fiscal.

Emitir uma segunda carta de correção

É possível emitir uma carta de correção para uma nota que já tenha uma carta de correção emitida. Para isso, faça o mesmo procedimento. Porém, na descrição da correção é necessário digitar as duas correções: tanto a correção da primeira carta quando a nova correção. Feito isso, altere o número da sequência para 2.

Last updated

Was this helpful?