SPED
Last updated
Was this helpful?
Last updated
Was this helpful?
Os arquivo SPED devem ser gerados a cada fim de período, após o finalização dos lançamentos de movimentação do mês referente. Esses arquivos devem ser encaminhados o mais breve possível para a sua contabilidade e/ou responsável pela transmissão dos arquivos fiscais da empresa.
Abra o programa MENUEFD - Gerador arquivos SPED.
A primeira tela apresentada é a tela de login, você deve entrar com o mesmo “Usuario” e “Senha” usados no programa MENUT.
Assim que fizer login e entrar no programa clique em “PROCESSAR” para iniciar a geração do arquivo.
Com isso abrirá a rotina EDEFD100 nessa tela marque qual o tipo de arquivo será gerado SPED Fiscal (IPI, ICMS) SPED Contribuições (Pis/Cofins) ( 1 ).
Informe período (data) do arquivo a ser gerado (1º ao último dia do mês) ( 2 )
Informe a finalidade do arquivo (arquivo Original ou arquivo Substituto) ( 3 ). E por fim clique em processar.
Algumas mensagens de aviso sobre o processamento podem aparecer:
Essa mensagem aparecerá quando for obrigatório apresentar os registros do Bloco k, que é o controle da produção e do estoque, e não houver o registro de inventário gerado desse mesmo período. Se tiver dúvidas sobre como gerar o inventário veja o tópico da rotina EDE339 - Gerar Inventário.
Acesse a opção ESTORNAR PROCESSAMENTO para poder processar novamente.
Assim que for apresentado a mensagem “Operação concluída com sucesso” essa etapa já está concluída. Clique em OK
Resolvidos os erros, volte para a tela inicial e clique em GERAR ARQUIVO.
Será apresentado a rotina EDEFD101. Clique em “Listar” observando o ano de processamento ao qual se refere o arquivo. Marque o “quadradinho” à esquerda referente ao arquivo que será gerado e clicar no botão “Gerar Arquivo”. A coluna “Tipo de Arquivo” apresenta: SPED quando for o FISCAL(ICMS-IPI) e EFD (CONTRIBUIÇÕES-PIS/COFINS).
Assim que o arquivo for gerado, é apresentado acima o endereço onde foi gravado o arquivo com extensão TXT, esse endereço pode ser copiado e colado no PVA para a validação do arquivo.
Se for necessário gerar um novo arquivo após uma correção nos cadastros ou nas movimentações, primeiramente estorne o período já processado.
Marque o “quadradinho” à esquerda referente ao arquivo que será estornado e clicar no botão “Gerar Arquivo”.
Obrigatoriamente no arquivo da movimentação do mês de fevereiro temos que adicionar o inventário de fechamento do ano anterior. Algumas empresas devem gerar com o bloco H a cada mês ou a cada trimestre. Verifique a situação da empresa com a contabilidade para saber sobre as obrigações quanto a apresentação de informações sobre o inventário e sua periodicidade.
Para gerar o arquivo com o bloco H basta seguir as orientações de gerar o arquivo normal e marcar a opção “Bloco H” informar o período (mês e ano) do inventário referente e selecionar uma das opções de “Motivo do inventário” e processar e gerar o arquivo normalmente.
Ainda está com dúvidas? Envie-nos uma mensagem