Sintegra
Last updated
Was this helpful?
Last updated
Was this helpful?
O Sintegra (Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) é um sistema central que concentra informações do contribuinte e as comunica para os fiscos estaduais, ou seja a SEFAZ (Secretaria da Fazenda), e a Receita Federal. É a partir deste registro que as empresas podem emitir notas fiscais para seus clientes.
O Sintegra faz um controle informatizado das operações de entradas e saídas interestaduais que são realizadas por contribuintes de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Para gerar o Sintegra acesse o ícone com este nome na tela inicial do programa.
No retângulo número 1, confirme o código da empresa e selecione o período para gerar o Sintegra. Comumente gera-se o relatório de um período anterior ao que estamos. Por exemplo, em Julho, geramos o Sintegra respectivo a Junho, portanto, colocamos o período de 01/06/ANO a 30/06/ANO.
Já no retângulo número 2, está o diretório onde será salvo o arquivo do Sintegra no formato TXT.
Por fim, no retângulo 3, é necessário preencher o campo "Nome Contato" e "Telefone Contato".
Após esses passos clique em Processar para gerar o arquivo. Depois que o arquivo tiver sido gerado, valide o arquivo no Validador Sintegra para verificar se possui algum erro. Caso dê alguma rejeição, é necessário efetuar as devidas correções e gerar o arquivo novamente. Porém, se não houver rejeição, o arquivo está pronto para ser enviado.
No mês de Março, gera-se o Sintegra respectivo ao mês de Fevereiro, e nesse período devemos constar o inventário do dia 31/12 do ano que passou. Para isso marcamos a opção "Inventário" e selecionamos o período 12/Último Ano. Caso o inventário ainda não tenha sido gerado, uma mensagem de erro vai aparecer na tela. Para corrigir basta gerar o inventário e depois, o Sintegra novamente.
Ainda está com dúvidas? Envie-nos uma mensagem