Emissão de Notas Fiscais

A rotina de emissão de notas fiscais pode ser acessada através do ícone Faturamento na tela inicial do programa.

Confirme o código da empresa e selecione a configuração que será utilizada na emissão da nota.

Existem várias configurações, como vendas, devolução para fornecedores e clientes, entre outras. Caso não saiba qual configuração deve ser usada, confirme com a contabilidade e solicite qual deve ser o CFOP da nota. Uma vez com essa informação, entre em contato com nosso suporte.

Após a configuração, será solicitado a data de entrada/saída e a hora da emissão. Tecle enter nestes dois campos e o sistema automaticamente pegará a data e hora do momento.

Insira o código do cliente/fornecedor, que pode ser buscado teclando F8/F6.

O sistema irá redirecionar para a aba dos produtos. Nessa aba, iremos selecione os produtos que vão compor a nota. Para adicioná-los, temos 3 opções:

  1. Adicionar os produtos pelo código no campo produto. Caso não saiba o código, tecle F8 para efetuar a busca.

  2. Utilizar o F9=DAVs Imp. para buscar os produtos através de um DAV já emitido.

  3. No caso de notas de devolução, usar a aba Produtos referenciados para importar os produtos de uma nota de entrada. Para mais informações sore notas de devolução, clique aqui.

Após ter adicionado todos os produtos, tecle 0 (Zero) no campo produto e enter para avançar.

Na aba Transportador selecione quem fará o transportes destes produtos. Caso a empresa não trabalhe com transportador, digite o código 001 que irá preencher o nome “O MESMO”. Depois de adicionado o transportador, tecle enter até mudar a aba.

Na aba Outras bases/Vendedor, onde coloque o vendedor e a porcentagem de comissão. Depois de adicionar o código do vendedor, tecle enter até alterar a aba novamente ou clique em "Ok Vendedor".

Na aba Condições, insira a condição de pagamento referente a esta nota fiscal. No campo Condições Pagamento insira o código da condição. Os campos das parcelas logo abaixo irão ratear o valor da nota de acordo com o total de prestações, caso a condição não seja à vista. Também é possível alterar o valor de cada parcela e a data da mesma.

Notas de devolução não possuem condição de pagamento. Nesse caso, marque "Sem condição de pagamento"

Tecle enter até mudar para a próxima aba.

Na aba Observação altere as informações adicionais que irão constar na nota. Teclar enter até aparecer uma mensagem de confirmação na tela.

Notas de devolução

Para notas de devolução, selecione produtos referenciados ao inserir os produtos.

Nesta janela, selecione o período em que a nota que será feita a devolução foi dada entrada (para devolução para fornecedores) ou saída (para devolução de clientes). Selecione também se é uma nota fiscal, um cupom ou NFCe.

Selecione o documento que será feito a devolução e os itens que o compõem irão aparecer na janela logo abaixo. A partir disso temos alguma opções:

  1. Caso a devolução deva ser feita de todos os itens, selecione a opção Selecionar todos os itens da N.F.. Isso fará com que todos os itens sejam adicionados à nota e que na aba dos documentos referenciados, essa nota em questão seja também adicionada.

  2. Pode-se alterar o CST, CST de IPI, de PIS e COFINS e o CFOP de todos os itens de uma vez utilizando os campos ao lado da opção Mover p/todos.

  3. É possível também, adicionar apenas itens específicos e em quantidades específicas. Para isso selecione o item e tecle enter. Irá abrir uma janela para se selecionar a quantidade de cada. Pode-se também alterar todas as demais informações acerca do item que irá constar na devolução.

É possível adicionar várias notas para fazer a devolução, desde que todas sejam do mesmo fornecedor em questão.

Após adicionar os itens, feche a janela e finalizar a nota normalmente.

Last updated

Was this helpful?